skip to Main Content

Problemas financeiros: como resolvê-los?

Você Está Fazendo Errado! Este é O Motivo Para Sua Empresa Estar No Vermelho Blog (1) - Contabilidade em Cascavel | Resultado Contábil

Compartilhe nas redes!

Sua empresa está no vermelho? Veja o que fazer para sair

Uma empresa pode se encontrar em apuros e enfrentar uma situação crítica na qual se pensa: “Minha empresa está no vermelho, o que devo fazer”? Este cenário não é raro, mas é importante saber como lidar com ele. 

Quais são as vantagens de operar seu próprio negócio, na sua opinião? A independência e o fato de não ter um chefe são provavelmente as respostas mais populares. Em contraste, ser empresário tem muitos inconvenientes relacionados à gestão financeira e é arriscado. 

Quando uma pessoa se pergunta: “Minha empresa está perdendo dinheiro, o que devo fazer?”, ela está pensando nos perigos e riscos associados à operação de um negócio. É por isso que escrevemos este artigo. Ter o fôlego financeiro de uma empresa em ordem é um aspecto crítico para empreender inovações ousadas, assumir riscos e seguir a missão da marca. Para ajudá-lo a reverter situações semelhantes à descrita aqui, abaixo estão algumas dicas fundamentais. 

Dívidas: Como resolver os problemas financeiros?

Há inúmeras ocasiões em que as coisas correm mal sem que tenhamos consciência disso, e isso pode ocorrer tanto na vida privada quanto na vida profissional. Por exemplo, a administração de uma agência deve acompanhar uma infinidade de processos, tais como qualidade de serviço, compromisso com as tendências do mercado e formas criativas de gerar trabalho, de modo que as contas freqüentemente ficam fora de controle. 

A primeira coisa que você deve fazer é avaliar sua situação atual. Não adianta ser desanimado ou desejar esconder suas outras dívidas além daquelas associadas a multas e juros neste momento. Será mais fácil tomar as decisões corretas se tudo estiver claro. 

Problemas financeiros: identifique os gastos desnecessários

Uma vez que você tenha descoberto a situação em que seu negócio está, é hora de alterar sua mentalidade. Por exemplo, você pode precisar “reduzir” um pouco os benefícios dos funcionários se sua empresa proporcionar muitas vantagens aos funcionários. Ao listar todas as despesas que podem ser eliminadas e visualizá-las, todos na empresa podem contribuir com sugestões e determinar se a nova política foi adotada ou não. O Kanban é uma grande ferramenta para este tipo de organização. Aqui estão algumas sugestões para cortar despesas enquanto a empresa procura voltar ao azul:

  • lanches gratuitos para os funcionários;
  • happy hours e outros eventos não diretamente relacionados à qualificação, a treinamento ou à produção;
  • cópia e impressão; 
  • conservação de energia; restrição do uso do telefone corporativo. 

Separe as despesas pessoais da empresarial para resolver problemas financeiros

A ferramenta de planejamento de recursos empresariais (ERP) ajuda você a entender quanto dinheiro está sendo gasto com os recursos da empresa. Ela também permite um fluxo de trabalho mais profissional, impulsionando a geração de receita. Também ajuda você a ver a diferença entre sua vida pessoal e profissional.

Além de poder ver a diferença entre a vida pessoal e profissional, este software fornece uma imagem mais clara do negócio. É comum que os proprietários de pequenas empresas estejam pessoalmente envolvidos em certas operações comerciais, especialmente aquelas relacionadas à abertura e manutenção da empresa. 

Como este modelo continua a crescer, há várias consequências não intencionais, tais como a mistura de contas pessoais e da empresa. Como a marca é tão crítica para o sucesso de uma empresa, é fundamental entender este conceito em cada fase do desenvolvimento de sua empresa. Mesmo que esta prática não seja formalmente proibida, ela ainda pode resultar em multas substanciais e outras penalidades para a empresa. 

Verifique se seu CNPJ está sujo e veja como limpar

Existem várias ferramentas que indicam que dívidas ativas um CPF ou CNPJ tem no mercado. Esta pode ser uma excelente oportunidade para entender qual dos dividendos levou sua empresa para o vermelho e prejudicou sua reputação. Escolha uma ou várias opções para determinar a situação atual da entidade. Alguns exemplos incluem: 

  • Receita federal (Site);
  • Portal do empreendedor;
  • Aplicativo da Receita Federal;
  • Serasa Experian (ferramenta limpa nome).

É importante ter em mente que estes sites não respondem por nenhuma dívida que a empresa possa ter. Por causa disso, se você estiver ciente de qualquer valor em aberto, deve considerá-los como parte da dívida da empresa e incluí-los no total para sair do vermelho. 

Reduza problemas financeiros renegociando dívidas

Você já domina como administrar suas finanças pessoais se já sabe como funcionam as multas, os juros e os termos de negociação. A mesma lógica se aplica às empresas. Se você está diante de dívidas, você deve entender como funciona a estrutura de multas, quais são os juros, e se há negociações disponíveis. 

Alguns indivíduos acreditam que o melhor método para lidar com uma grande dívida é pagá-la imediatamente, enquanto outros acreditam que este não é o caso. A fim de identificar a melhor solução para sua empresa, você deve compreender quanto mais teria que pagar se não resolvesse o problema. Você pode organizar os pagamentos de suas dívidas de acordo com este conceito visando reduzir problemas financeiros decorrentes de dívidas não cumpridas. 

Tenha metas definidas para situações problemáticas

Embora pareça uma ideia terrível, “não entre em pânico!” é legítimo. Apesar do fato de que uma empresa pode entrar em falência da noite para o dia, a resposta será natural e proporcional à receita e à margem de lucro que você tem em mãos. Pode ser desanimador e emocionalmente pesado lidar quando uma empresa está no vermelho, mas mesmo que tudo seja resolvido de uma vez, a solução será orgânica e proporcional à receita e à margem de lucro que você tem em mãos. 

Por causa disso, você deve ser proativo para liquidar os valores que tem em aberto sem tentar liquidar tudo de uma só vez. Projetar as entradas e saídas, compará-las com os pontos que deixam a empresa no vermelho e investir em um esquema de pagamento que tenha pouco impacto em sua rotina diária, mas que, com o passar do tempo, resolva os problemas que agora dificultam o desenvolvimento da empresa. 

Elabore um planejamento estratégico para acabar com problemas financeiros

As estratégias de gestão e marketing de uma organização são fundamentais para o desenvolvimento desta fase. Também é crucial definir como alcançá-las. A abordagem PDCA “planejar, fazer, verificar e agir” pode ser valiosa para garantir que cada fase seja focada na resolução. 

Se as portas da empresa ainda estiverem abertas, todo esforço deve ser dedicado à avaliação de como lidar com as dívidas e manter as operações funcionando sem problemas. Com suas etapas de execução delineadas e suas métricas estabelecidas para rastrear a recuperação, você poderá agilizar seu trabalho e concentrar-se nos outros processos. 

Atualize a equipe das mudanças de serão realizadas

Uma vez identificados os passos a serem tomados para que a empresa volte a entrar no preto, você deve se comunicar com os funcionários. Todos que trabalham juntos podem atingir objetivos mais rapidamente se estiverem na mesma página. 

Isto também é importante porque a liderança deve estar aberta a ouvir sugestões dos funcionários. Realizar conferências e divulgar os problemas, assim como a estratégia para revertê-los, são ações essenciais. Cada pessoa tentando o seu melhor para ajudar a empresa é uma parte importante da solução, mas, para isso, os funcionários devem estar engajados, o que é assunto para um outro artigo. 

Faça um acompanhamento com o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é normalmente rastreado em um painel de gerenciamento para empresas. É importante rastreá-lo diariamente nesta situação. A ideia de uma corporação ser atacada por um espião malvado que quer destruir tudo, certamente, não é realista. Afinal de contas, a maioria das empresas que faliram têm problemas com despesas desnecessárias, altos riscos ou oportunidades perdidas para converter novos negócios. 

Você pode ganhar uma perspectiva mais ampla sobre a empresa examinando seu fluxo de caixa e ainda ter ideias para melhorar seu desempenho. 

Conheça as linhas de crédito antes de tudo

Um dos métodos mais frequentes de pagamento de dívidas para aqueles que querem fugir dele é solicitar um crédito para pagá-lo. O erro de raciocínio é simples: pagar tudo de uma só vez e pagar em pagamentos sem problemas. Pode realmente salvar a empresa em alguns casos, mas tenha cuidado! 

Se você estiver na situação em que se encontra neste momento, provavelmente terá que pagar ainda mais juros se você contrair um empréstimo. Isto porque a penalidade, que geralmente é o maior valor agregado à dívida, já ocorre quando você está atrasado. 

Faça prospecções efetivas de novos clientes

É crucial lembrar que as dívidas não destroem a capacidade de funcionamento de uma empresa; elas apenas a impedem de crescer. Portanto, depois de ter descoberto como pagar sua dívida, você deve se concentrar em ganhar dinheiro para que possa evitar pensar sobre isso por um tempo. 

Para aumentar as receitas, motivar as equipes de marketing e vendas e investir no fechamento de novos negócios. Se possível, considere também investir em anúncios pagos. Com esta estratégia, você será capaz de deixar para trás a mentalidade de fracasso e trabalhar para entregar soluções cada vez mais rápidas para seus negócios. 

Também é fundamental educar outros funcionários sobre a importância de impulsionar as vendas e a relação entre isto e a saúde financeira da empresa. 

Esteja atento quanto à redenção dos clientes que são atuais

Também é vital concentrar-se na retenção quando se trata de administrar uma empresa em crise. Priorizar a retenção em detrimento da aquisição é uma estratégia muito boa em tempos de dificuldades econômicas. Portanto, você deve concentrar-se em planos como o seguinte: 

Uma organização deve se concentrar na prestação de um excelente serviço para garantir a satisfação do cliente. Devem ser fornecidas comunicações omnicanal, coerentes e eficientes. As interações humanas devem ser promovidas, além daquelas relacionadas ao serviço. Canais de escuta devem ser abertos para otimizar a qualidade do suporte. 

Os funcionários devem ser treinados para se alinharem à cultura da empresa, ser proativos na retenção e ter métricas como NPS (Net Promoter Score) para avaliar a satisfação do cliente. Além de agitar os clientes, também é preciso compreender as principais razões para a agitação (cancelamentos de clientes), o que implica um trabalho em conjunto e processos bem alinhados. 

Acabe com problemas financeiros integrando a gestão

Os vários setores da empresa devem ser integrados a fim de melhorar a situação. Mesmo que os números sejam importantes neste cenário, eles o ajudarão a entender como agir, os números não serão suficientes. Por exemplo, se um setor apresentar um desempenho abaixo do esperado, isso impedirá o fluxo de trabalho e, como resultado, o fluxo de caixa da empresa.

Há vários métodos simples para coletar as informações cruciais – por exemplo, você pode inseri-las manualmente em planilhas eletrônicas como o Google Docs. Já existem várias ferramentas para gerenciar uma empresa que coleta, gerencia e comunica informações. 

Converse com os profissionais da Resultado Contábil

A noção “minha firma está no vermelho! O que devo fazer?” é frequentemente, assim como o primeiro impulso para encontrar as soluções adequadas e dar a volta às coisas. O caminho da mudança deve ser definido e implementado. A administração, por exemplo, não pode criar uma situação positiva se ela se tornar desesperada ou parar na etapa de planejamento. Os sistemas de gerenciamento são críticos e integram processos para fornecer uma visão abrangente da empresa. 

E aí? Gostou deste texto e quer garantir uma gestão efetiva do seu negócio e evitar problemas financeiros? Entre em contato conosco agora mesmo!

Não vai esperar que os problemas se tornem uma bola de neve, vai?

Pode nos contatar pelos formulários aqui ou pelas redes sociais, nas quais nossos colaboradores terão todo o prazer em atendê-lo.

Clique aqui e acabe com os problemas financeiros em sua empresa!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Resultado Contábil Consultoria & Contabilidade.

Somos uma empresa que tem como objetivo auxiliar os nossos clientes a terem um negócio de sucesso. A nossa missão é te ajudar a crescer e aumentar o seu lucro, por isso conte sempre conosco!

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!
Summary
Problemas financeiros: como resolvê-los?
Article Name
Problemas financeiros: como resolvê-los?
Description
Sua empresa está no vermelho? Veja o que fazer para sair. Confira agora mesmo o nosso artigo para saber mais informações!
Author
Publisher Name
Resultado Contábil
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Back To Top

Ei, espere aí.

Temos um e-book especial e gratuito aqui esperando por você.

É só clicar no botão e fazer o download, aproveite!