skip to Main Content

Abrir o capital da empresa: como funciona? Vale a pena?

Tudo O Que Voce Precisa Saber Para Abrir O Capital Da Empresa Com Seguranca E Eficiencia Blog - Contabilidade em Cascavel | Resultado Contábil

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Saiba o que fazer antes de abrir o capital da empresa

A abertura do capital da sua empresa ajudará a expandir o seu negócio, atrair mais investidores e ter resultados excelentes no mercado. Tudo o que você precisa saber está em nosso artigo.

Muitos empresários desejam abrir o capital da empresa, mas sabem pouco a respeito de como isso funciona e se vale mesmo a pena a abertura.

A abertura de capital, na verdade, é uma decisão de extrema importância para uma empresa, por isso, não pode ser tomada de qualquer forma.

Essa é uma decisão muito estratégica que vai alterar, de forma direta e definitiva, a maneira como a gestão é realizada na empresa.

Além disso, a transparência e os controles internos também serão afetados, então, tudo isso precisa ser muito bem avaliado.

Nosso objetivo, com esse artigo, é mostrar para você tudo sobre como abrir o capital da empresa, deixando claro os passos principais, e também se vale a pena.

Afinal, é comum que os empresários tenham dúvidas sobre se essa é ou não uma decisão que realmente será vantajosa para a empresa.

Vamos, então, considerar tudo isso e você vai entender se essa tomada de decisão é ou não importante para o seu negócio nesse momento.

Acompanhe!

O que é a abertura de capital?

A primeira coisa que você precisa saber sobre abrir o capital da empresa é entender exatamente o que significa esse processo.

Na verdade, a explicação é bem mais simples do que muitas pessoas imaginam: abrir o capital da sua empresa significa realizar um movimento que irá permitir que ela ganhe dinheiro.

O objetivo principal por trás da abertura de capital é conseguir levantar fundos, aumentando, assim, a liquidez do negócio ou o dinheiro que você terá em mãos.

Isso é possível através da venda de ações de forma pública, pois o dinheiro poderá ser utilizado pela sua empresa de diferentes maneiras.

É o caso de ser usado com a finalidade de expandir o negócio ou, ainda, de reinvestir os recursos na infraestrutura do negócio.

Além disso, a abertura de capital e a emissão das ações da sua empresa permitem que você consiga atrair potenciais candidatos.

Esses candidatos deverão ser focados naqueles funcionários de alta administração, que ajudarão a conduzir a sua empresa da forma certa.

Com isso, você deverá ofertar, para esses potenciais funcionários, uma oferta bem mais ampla de benefícios, como é o caso dos planos que contenham as opções de ofertas de ações.

Além disso, quando você abrir o capital da sua empresa, as ações vão poder ser utilizadas nas finalidades de fusões ou aquisições, como uma parte do pagamento.

Tudo isso serviu para apresentar um pouco mais sobre a abertura do capital da empresa e, ainda, alguns benefícios de tomar essa decisão.

Agora, vamos compreender mais sobre os passos de como abrir o capital da empresa de maneira eficaz e segura.

Entenda como fazer o processo de abertura de capital da empresa

Um dos pontos mais importantes desse procedimento é compreender o que significa a sigla IPO.

O IPO é a sigla para Processo de Oferta Pública Inicial, e é essencial que você contrate um banco ou um banco de investimentos para tratar dessa questão.

De forma geral, uma empresa poderia vender suas próprias ações sozinha, mas isso é algo bastante difícil de acontecer.

Esses bancos de investimentos podem tanto trabalhar sozinhos como também atuar em conjunto em relação ao IPO, sendo que um deles assume a liderança.

O que costuma acontecer é a formação de um grupo de investidores, ou de bancos, para espalhar o financiamento, reduzindo, ao mesmo tempo, o risco existente para o próprio IPO.

Os bancos, então, devem enviar suas propostas para que as empresas possam publicar o valor que a  sua empresa vai fazer no IPO.

Esse processo, em que um banco de investimentos faz a gestão do IPO, é conhecido pelo nome de “subscrição”.

Sempre que um banco de investimento venha a ser contratado, a empresa e esse banco irão conversar a respeito de quanto de dinheiro eles vão poder aumentar partindo do IPO.

Outro ponto importante é a definição de quais tipos de títulos devem ser emitidos, além de outros detalhes dentro do acordo de subscrição.

Acordo de subscrição firmado

Quando a sua empresa e o banco finalmente chegarem a uma decisão sobre o acordo de subscrição, o próximo passo é dado.

É o banco de investimento que deverá juntar a declaração de registro para que ela seja arquivada dentro dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

A declaração de registro é um documento importantíssimo e que deverá contar com muitas informações detalhadas.

Essas informações deverão tratar a respeito da oferta e da sua empresa, expondo, assim, dados essenciais. Entre eles, podem ser citados o histórico gerencial, as demonstrações financeiras, qualquer problema legal que esteja acontecendo, onde o dinheiro deverá ser utilizado e quem tinha posse de ações.

Sobre a posse de ações, deve-se declarar todas aquelas pessoas, que tinham em mãos, as ações anteriormente à empresa tornar-se pública.

Todos os órgãos de fiscalização responsáveis por esse tipo de processo irão fazer uma investigação da sua empresa.

Essa investigação vai servir para que esses órgãos tenham a certeza de que as informações enviadas pela sua empresa estão realmente corretas.

Além disso, eles precisam avaliar se os dados financeiros tiveram a sua divulgação feita corretamente, ou seja, se não houve qualquer fraude.

Caso tudo esteja de acordo, a fiscalização vai trabalhar diretamente com sua empresa na definição de uma data para que aconteça a aprovação do IPO.

Com o IPO aprovado, o subscritor vai precisar realizar a reunião de um prospecto, o que significa reunir todas as informações financeiras.

As informações financeiras sobre a sua empresa, que está realizando o IPO, são necessárias para que seja possível dar início a esse processo dentro da Bolsa de Valores.

Quais são as vantagens de abrir o capital da empresa?

Depois de ver os passos principais para abertura do capital da sua empresa, agora é o momento de compreender as vantagens desse processo.

Afinal, por que abrir o capital da empresa para que as pessoas possam investir nela?

A verdade é que há muitas razões para isso. Sendo assim, muitos empresários acreditam que vale muito a pena colocar as ações da empresa no mercado.

A partir de agora, nós iremos mostrar a você quais são elas. Vamos lá!

Abrir o capital da empresa traz novas fontes para financiamento

A primeira vantagem de optar por abrir o capital da empresa é que esse processo traz, para o seu negócio, novas fontes de financiamento.

Quando você faz a emissão das ações no mercado e passa a oferecê-las para investidores interessados, isso permite que seja possível obter fontes ilimitadas de financiamento.

Afinal, quando o seu negócio possui um projeto de expansão que é potencialmente rentável, isso chama a atenção de investidores.

Então, é essencial para o seu negócio manter sempre um projeto para expansão da sua empresa, ao mesmo tempo que atrai mais interessados.

No entanto, para que tudo isso ocorra, incluindo chamar a atenção de potenciais investidores, é essencial que a empresa tenha uma ótima saúde financeira.

Do contrário, o que irá acontecer é que as pessoas vão acabar afastando-se da ideia de investir nas ações da sua empresa.

Ninguém que pensa em investir quer colocar em risco seus recursos em uma empresa que está “mal das pernas” e que pode vir a quebrar.

Abrir o capital da sua empresa é profissionalizar a gestão

Um dos pontos mais importantes a respeito de abrir o capital da sua empresa é que esse processo ajuda bastante na profissionalização da sua gestão.

Isso acontece, porque a empresa passa a trazer pessoas mais capacitadas e profissionais para atuar em sua gestão.

Os executivos mais importantes, a diretoria da empresa e o quadro completo de funcionários passa a ser mais profissional, visto que isso passa a ser uma necessidade.

Não há como pensar em planejar o crescimento da empresa e profissionalizar a gestão sem ter profissionais realmente capacitados para atuar nos quadros.

Essa profissionalização, aliás, é importante, porque torna bem mais fácil todo o processo da sucessão em uma empresa, o que é essencial para o crescimento dela.

Maior visibilidade da empresa e avaliação por diversos parâmetros

Com o IPO já aprovado, e permitindo à empresa abrir o capital. Você vai perceber como isso irá aumentar a visibilidade do seu negócio.

Uma empresa com maior visibilidade é mais facilmente encontrada pelo seu público-alvo, além de atrair mais potenciais investidores.

Além disso, a avaliação desses investidores é essencial, porque ajuda a determinar o preço pelo qual você vai vender as suas ações.

O melhor é que uma empresa que tem maior visibilidade e está se profissionalizando também poderá ser avaliada por mais parâmetros.

Quanto maior o número de parâmetros avaliados, maiores são as chances de que se saiba quanto sua empresa vale e o preço de cada título.

O valor dos seus títulos, além disso, ainda serve como um ótimo termômetro para que seja possível medir as expectativas que o mercado possui.

Essas expectativas estão relacionadas ao que o mercado pensa, e também ajudarão a sua empresa a definir quais são as melhores estratégias de gestão.

Ajuda a melhorar bastante a imagem institucional

A imagem da sua instituição conta muito, como já mencionado, para o público e os potenciais investidores.

Quando a sua empresa passa a ser listada dentro da bolsa de valores, isso traz uma enorme projeção para ela.

Ela começa a ter um reconhecimento muito maior do público, clientes e investidores, com os quais se relaciona.

Além disso, a imagem de uma empresa com ações abertas na bolsa de valores aumenta, até mesmo, quando se avalia o cenário internacional.

A sua empresa está pronta para abrir o capital?

Antes que você possa pensar em abrir o capital da empresa, é importante avaliar: será que a minha empresa está pronta para dar esse passo?

Bom, para que você possa realizar a abertura do capital da empresa, é essencial que ela cumpra determinados requisitos.

A seguir, você vai conhecer quais são eles!

Avalie o seu histórico de resultados

A primeira coisa que precisa ser feita antes de abrir o capital da empresa é avaliar como está o histórico de resultados.

Se o histórico de resultados positivos e do crescimento empresarial for bom, haverá mais chances de que investidores se interessem em comprar ações da empresa.

Outro ponto importante é fazer uma avaliação dos aspectos diversos, como qual é a competitividade do seu produto ou do serviço oferecido, qual seu setor de atuação, etc.

Tudo isso vai permitir que sua empresa seja melhor vista pelos potenciais investidores, aumentando as chances de captar mais recursos.

Você precisará apresentar demonstrações financeiras

Você também deve fazer uma avaliação para saber se a sua empresa pode apresentar ou não as demonstrações financeiras que são obrigatórias.

É essencial que isso seja possível dentro de um tempo hábil, pois existem muitos critérios rígidos para abertura de capital, estabelecidos pela CVM.

Essas demonstrações financeiras devem sempre ser entregues depois do encerramento de cada trimestre. Além disso, é preciso lançar um cronograma para a sua divulgação.

Nós, da Resultado Contábil, temos o compromisso com a expansão e o sucesso da sua empresa!

Abrir o capital da empresa é algo que interessa a muitos empresários, mas poucos sabem como realizar esse processo.

Aqui, você pôde ver como isso pode ser realizado da forma correta, garantindo bons resultados e o crescimento da sua empresa.

Ter auxílio de um contador é sempre essencial nesse processo, pois garante bons retornos e que tudo vai fluir como o esperado.

Sendo assim, conte com os serviços de excelência da Resultado Contábil.

Conosco, você terá maior segurança, organização e eficiência em todo o processo de abertura de capital, garantindo bons resultados e que tudo saia como o esperado.

Quer saber mais sobre esse assunto e como podemos te ajudar? Entre em contato conosco agora mesmo! O sucesso da sua abertura de capital está a um contato de distância!

Ter o auxílio de um contador para abrir o capital da minha empresa!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Resultado Contábil Consultoria & Contabilidade.

Somos uma empresa que tem como objetivo auxiliar os nossos clientes a terem um negócio de sucesso. A nossa missão é te ajudar a crescer e aumentar o seu lucro, por isso conte sempre conosco!

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Sendo assim, basta nos chamar! Esperamos por você!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Back To Top