Saiba como realizar uma precificação de serviços impecável em seu negócio!
Conheça os principais benefícios de uma precificação de serviços feita de forma correta em sua empresa!
Você precisou ser bastante resiliente para manter o foco e “segurar as pontas” da sua prestadora de serviços durante esse período de pandemia, não é mesmo?
É uma realidade que ninguém imaginava, mas que impactou diretamente na economia de empresas como a sua, contudo, esse pode ser um bom momento para você alinhar algumas demandas internas do seu negócio e buscar otimizar certas estratégias.
Bem, independente do tipo de serviço que você presta, a grande verdade é que existem alguns aspectos que praticamente são os mesmos no que diz respeito aos bastidores de uma prestadora de serviços, sendo um deles a precificação.
Afinal, você tem expertise em precificar os seus serviços ou essa é uma dificuldade recorrente no seu negócio?
Independente do cenário, você pode, sim, ter uma maior assertividade, desde que entenda tudo o que é efetivamente relevante para definir o preço dos seus serviços.
Portanto, antes de darmos início ao nosso tema de hoje, gostaríamos de agradecer pela sua visita e interesse em nosso conteúdo e aproveitamos para te desejar uma ótima leitura!
O que é a precificação de serviços?
Bom, da mesma forma que as pessoas entram em uma loja e se deparam com etiquetas que informam o preço dos produtos, o mesmo ocorre na prestação de serviços.
A precificação de serviços é um recurso utilizado pelo(a) próprio(a) prestador(a) de serviços – ou com o auxílio de profissionais – que consiste em entender todos os pormenores necessários para uma correta definição dos seus serviços.
Ou seja, não trata-se somente de definir um valor aleatório, sem uma base de informação.
E é ótimo conversarmos sobre isso, pois infelizmente é algo que acontece com muitos empresários, acarretando em uma série de discrepâncias nos valores cobrados por profissionais que realizam o mesmo tipo de serviço.
Bem, agora que você já tem uma definição do que significa o recurso de precificação de serviços, vamos ao próximo tópico para que você entenda como prosseguir.
Como realizar a precificação de serviços de forma efetiva
Partiremos agora para o lado prático da precificação de serviços, para que você se distancie de toda subjetividade que ainda permeia a mentalidade dos gestores ao definir o valor dos seus trabalhos.
Sim, é preciso estar próximo de dados e informações objetivas e concretas para definir os preços que serão praticados e é exatamente sobre isso que iremos tratar a seguir, abordando tópicos de grande importância ao seu negócio.
Vamos lá!
Para ter uma precificação de serviços efetiva, é necessário considerar aspectos como:
- Os seus custos;
- A margem de lucro almejada;
- A média de preço cobrada pelos concorrentes;
- O seu público-alvo;
- A forma como você cobra pelos seus serviços.
Os seus custos
Acreditamos que, para ter uma precificação de serviços adequada, o principal elemento a ser considerado são os seus custos.
Ou seja, para realizar um serviço, com o que você precisa arcar em sua rotina?
Podemos citar alguns custos como: telefonia, internet, energia, transporte, equipamentos, entre outros.
Entretanto, com relação aos custos, cada prestador de serviço possui aspectos distintos e somente você é capaz de elencá-los de forma efetiva.
Margem de lucro almejada
A margem de lucro é outro ponto de fundamental importância, afinal, o grande objetivo do seu negócio é proporcionar retorno financeiro, certo?
Logo, é necessário ter muita cautela ao determinar a sua margem de lucro, e você deve ser bastante realista.
Isto é, de nada adianta estipular uma margem de lucro altíssima e o preço do seu serviço ficar muito acima dos valores praticados pelos seus concorrentes.
Certamente, você entregará os seus clientes “de mão beijada” para a concorrência.
Média de preços cobrados pelos concorrentes
Com a democratização da internet, sendo muito fácil realizar pesquisas sobre os mais variados assuntos, não é difícil coletar informações precisas sobre o preço praticado pelos seus concorrentes diretos na sua região de atuação.
É essencial estar a par desses dados para que você consiga cobrar valores similares e, dessa forma, ser competitivo.
Contudo, claro que você irá dispor de valores e diferenciais, para que as pessoas escolham você e não o seu concorrente direto.
O seu público-alvo
Dentro de uma boa estratégia de precificação de serviços, uma questão importante é com relação ao público-alvo.
Afinal, o seu tipo de serviço pode ser voltado para uma fatia de público popular ou para pessoas com um maior poder aquisitivo.
Esses fatores devem ser levados em consideração ao precificar o seu serviço e, por incrível que pareça, é comum visualizarmos o mesmo tipo de serviço com valores distintos, simplesmente devido a esse aspecto.
Podemos citar as clínicas como um exemplo comum, algumas estão localizadas em bairros mais populares e dispõem de valores mais acessíveis, e por outro lado, as clínicas em bairros nobres, em que o valor da consulta costuma ser mais elevado.
A forma como os seus serviços são cobrados
A forma como você define a cobrança pelos seus serviços gera um impacto na precificação do seu trabalho.
Afinal, há prestadores de serviços que cobram, efetivamente, pelo serviço prestado, mas também existem profissionais que realizam a cobrança por hora trabalhada.
Cabe a você definir a forma que melhor lhe convém.
Veja como fazer o cálculo
Bem, falamos a respeito dos aspectos fundamentais para que você tenha uma precificação de serviços precisa, como a identificação dos seus custos e a definição da margem de lucro.
A nossa proposta é que você consiga chegar a um equilíbrio entre todos os pontos citados e que isso te garanta um retorno financeiro.
Agora vamos para a parte prática, para que você saiba o que é necessário em termos de cálculo para precificar os seus serviços do jeito certo.
Supomos que fizeram um pedido à sua contabilidade, você avaliou tudo o que será necessário – podendo até ser um tipo de serviço tabelado, por exemplo -, e chegou ao valor de R$ 7 mil pelos serviços contábeis.
Devido à burocracia, pagamento de impostos e demais despesas, tiramos R$ 2 mil do valor do serviço.
Logo, o valor total, sem considerar absolutamente nada de lucro, ficou em R$ 5 mil, correto?
Se você considerar uma margem de lucro de 30% em cima das suas despesas – que são de R$ 2 mil, o valor será de R$ 2.600,00.
Vamos recapitular para chegar ao valor total dos serviços já com a margem de lucro:
R$ 7 mil (serviço) + R$ 2 mil (despesas) + R$ 2.600,00 (margem de lucro) = R$ 11.600,00.
É muito importante ter o entendimento sobre essas informações, e vale lembrar que você deve considerar a possibilidade de fazer ajustes na porcentagem da sua margem de lucro.
Ou seja, o valor de 30% que inserimos em nosso exemplo acima obviamente não é uma porcentagem engessada, podendo variar para mais ou para menos, para isso, você deve sempre considerar os preços praticados no mercado que você atua.
Dito isso, seguimos para o próximo tópico, para que você fique por dentro dos principais benefícios de uma precificação de serviços adequada.
Os benefícios de uma precificação de serviços adequada
Ter uma precificação de serviços eficiente promove vantagens ao seu negócio, como, por exemplo, o reconhecimento das pessoas que entendem que o seu valor é condizente com o mercado, além da competitividade diante de uma concorrência cada vez mais desleal.
Logo, se o seu público te enxerga com bons olhos e você consegue “bater de frente” com os concorrentes, consequentemente você terá melhores resultados financeiros, sendo esse o principal objetivo do seu negócio.
Sendo assim, de forma mais dinâmica, iremos elencar em tópicos o que consideramos os principais benefícios de uma precificação assertiva:
- Efetividade no direcionamento para o público-alvo;
- Competitividade;
- Posicionamento da sua empresa no mercado.
Inclusive, quem está seguro quanto aos valores praticados de acordo com o embasamento técnico, tem clareza quanto à margem de lucro e a realização de cálculos efetivos, certamente estará bem posicionado para encarar os desafios do mercado.
Priorize um suporte profissional efetivo
Ficamos felizes em te mostrar todos os aspectos necessários para a realização da precificação de serviços, bem como os benefícios desse recurso crucial para a sua prestadora.
Contudo, por outro lado, também entendemos que a sua rotina não é das mais tranquilas, visto que você tem muitos outros aspectos para cuidar, como os próprios serviços diários que não podem parar.
Inclusive, a falta de tempo é um dos pontos importantes que vão de encontro a uma correta precificação de serviços, que acaba sendo realizada de qualquer jeito.
Então, se sozinho está difícil, por que não considerar o suporte profissional de um contador para te auxiliar com essa e outras demandas?
Sim, o profissional de contabilidade não lida apenas com burocracias e contas a pagar e a receber.
Hoje, o suporte de uma contabilidade especializada é fundamental para o planejamento, organização e elaboração de estratégias dentro de empresas como a sua e, inclusive, com total atuação na precificação de serviços.
Podemos citar os pontos cruciais que uma boa contabilidade pode ajudar:
- Planejamento tributário;
- Fluxo de caixa;
- Balanço patrimonial;
- Folha de pagamento.
Tendo os seus bastidores gerenciados de forma impecável, certamente você terá maior tranquilidade para que as demais decisões sejam feitas da forma adequada.
Os problemas enfrentados sem um apoio contábil
Se com um suporte especializado você tem os bônus, sem ele os ônus são muito mais frequentes.
Afinal, quando você não conta com um escritório contábil dedicado a cuidar das suas questões contábeis – que são muitas -, todas as atividades do seu negócio acabam sendo centralizadas em suas mãos, te sobrecarregando, praticamente, até o limite.
Basta confessar que, ao final do dia, você costuma estar exausto, para que entenda a importância de um suporte especializado ao seu lado.
Em outras palavras, amigo(a) prestador(a) de serviços, continuar sozinho(a) em sua jornada profissional poderá gerar ainda mais frustrações, sobretudo no acúmulo de tarefas, stress e falta de tempo hábil para dar conta de tudo.
Inclusive, você já parou para pensar que tudo o que estamos falando nesse tópico pode interferir diretamente em uma precificação de serviços equivocada?
Sim, e esse pode ser o principal ponto que te afasta de captar mais clientes.
Sendo assim, é bom ficar por dentro de toda a parte problemática para que você não queira mais estar inserido(a) nesse contexto, e com isso, busque uma realidade melhor para o seu negócio.
Tenha o suporte de uma contabilidade especializada
Precificar seus serviços corretamente é de fundamental importância, e melhor ainda é poder contar com o apoio de profissionais altamente competentes para te auxiliar a tomar as melhores decisões.
Conosco, da Resultado Contábil, você tem isso e muito mais, pois somos uma contabilidade especializada em prestadores de serviços e estamos mais do que prontos para gerenciar os seus bastidores de forma impecável.
Afinal, além de sermos referência no assunto, dispomos dos melhores recursos disponíveis e profissionais do mais alto gabarito para proporcionar serviços contábeis de excelência ao seu negócio.
Portanto, entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas! Conheça o nosso mix de serviços especializados para a sua empresa.
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